A primeira escola da região que trabalha com Educação por Princípios Cristãos, enfatizando a excelência acadêmica e a formação do caráter.
A organização curricular da escola é feita de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, e, com a Base Nacional Comum Curricular, normas de qualidade para a educação em todo o país, e, que por sua natureza aberta e proposta flexível, nos permite desenvolver um currículo cristão.
Com esta postura, adotamos o trabalho de Educação por princípios, que é um método educacional cristão que desenvolve o raciocínio a partir dos fundamentos bíblicos identificados em cada assunto do currículo escolar. Os conteúdos são desenvolvidos a partir dos pressupostos cristãos e esta cosmovisão controla toda a dinâmica da escola.
O desenvolvimento dos conteúdos, baseiam-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos.
O sistema educacional baseado na Educação por Princípios integraliza filosofia (o por quê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs:
FILOSOFIA – Porquê?
Centrada na moral cristã, tendo a Cristo como fundamento e modelo. Aponta para quem ou o quê esta governando ou direcionando a situação, ensinando a pensar do interno para o externo. Opõe-se à visão humanista, relativista que distorce o sentido do conhecimento ao fundamentá-lo no homem, sem compromisso moral.
CURRÍCULO – O quê?
Define um contexto de aprendizagem consistente, integrando as matérias sob a perspectiva da soberania de Deus e Seu propósito na Criação. É comunicado como uma experiência viva do professor para o aluno, através de seu exemplo e domínio da matéria. Opõe-se a apresentação fragmentada e meramente informativa das matérias, que não promove no aluno uma visão integrada e responsável.
METODOLOGIA – Como?
Desenvolve o raciocínio criativo, constrói o conhecimento através da pesquisa e fundamenta o aprendizado na aplicação de princípios bíblicos. O ensino é visto como um processo individual, adequado a necessidade de cada criança. Opõe-se a métodos pré-fabricados e consumistas, que acarretam dependência do meio psicossocial.
A avaliação no Pró Saber é um processo contínuo e todas as atividades realizadas pelos alunos são consideradas.
Para os alunos da Educação Infantil, são preenchidas fichas individuais com os aspectos qualitativos de cada um. Entre estes aspectos podemos citar a desenvoltura do aluno, seu comportamento em sala, suas habilidades para trabalhar em grupo, se relacionar com os colegas, se comunicar, seu desenvolvimento cognitivo, entre outros.
Já no Ensino Fundamental I e II, a avaliação do aproveitamento será realizada com base no desenvolvimento do aluno nas diferentes experiências de aprendizagem, de acordo com cada objetivo planejado. Estas avaliações podem ser aplicadas através de instrumentos diversificados.
Controle de Deus para cumprir seus propósitos sobre a Terra. Deus sustenta tudo o que criou, Ele tem o controle da vida de todas as pessoas, conduz o coração do homem a desejar Seus planos. Deus é único soberano, mas estabeleceu outras esferas de soberania, com limite definidos para atuação. Tanto indivíduo, quanto a família, a igreja e o governo civil, são instituições de governo. Essas esferas limitadas de soberania devem atuar com responsabilidade, sabendo que deverão prestar conta ao Senhor pela forma com que exerceram o poder que lhes foi outorgado.
É aquilo que é único em mim mesmo, no outro e em tudo o que existe. O nome é a principal marca de tudo, precisamos nomear tudo corretamente. Deus criou diferenças na natureza, Ele tem alegria na diversidade, seu propósito não é tratar com as massas, mas com indivíduos. Deve haver respeito entre as pessoas e nenhuma forma de discriminação é permitida. Deus concedeu diferentes dons e talentos a cada ser, com vistas a um determinado fim. Deus é único, não há outro Deus.
Controle, domínio próprio exercido de dentro para fora afim de fazer o que é certo aos olhos de Deus. Determinação voluntária para fazer o que é necessário e não apenas o que está disposto. O autogoverno começa com o controle do corpo; a palavra de Deus ensina o homem a se governar. O Espírito Santo ajuda o homem a se governar. As autoridades e leis exigem autogoverno e quem as tem respeita as autoridades. Quem não se governa perde a liberdade. Os pais e professores têm o dever de exercer autoridade externa sobre a criança para que ela aprenda a se governar internamente.
Marca pessoal que o ser humano imprimi em tudo que pensa, sente, diz ou faz. Nosso modelo de caráter é o Senhor Jesus Cristo. Deus revela seu caráter em tudo o que faz. O caráter é formado nas dificuldades da vida, por meio de pressão e conflito. O trabalho feito demonstra o caráter da pessoa.
Cuidar com responsabilidade do que lhe pertence ou do que lhe foi confiado. É o exercício de preservar propriedades internas e externas e a consciência é a principal propriedade. O bom mordomo não desperdiça nada, cuida bem do próprio corpo, é prestativo, usa corretamente tudo o que tem, respeita e cuida da natureza, conserta o que está danificado e busca capacitação para servir a Deus e ao próximo de forma cada vez mais competente.
É a lei natural de causa e consequência. É também chamado de princípio da obediência. Toda semente produz fruto, não existe semente neutra, para tudo há consequência.
Compromisso e harmonia interna nos relacionamentos interpessoais. É pacto, lealdade para honrar compromissos independentemente das dificuldades. Toda aliança possui promessas duração e condições em que as promessas serão cumpridas. Todas as decisões são tomadas em acordo e aprovação mútua. Os interesses individuais se submetem aos interesses da aliança, que passa a ser prioridade.
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