Categoria

Educação por princípios

Data

29/09/2020

Imagem - Princípios cristãos

Princípios cristãos

Webster definiu princípios como: “a causa, fonte ou origem de algo; aquilo do que procede; uma verdade geral; uma lei que compreende muitas verdades subordinadas; como os princípios de moralidade, de lei, de governo, etc.”

As Escrituras foram criadas por Deus com o propósito de guiar o raciocínio humano. O Criador dos seres humanos estabeleceu uma ordem moral no universo, sabendo que a razão humana, se deixada sem um guia divino ou regra de ação, encheria o mundo de desordem, crime e miséria. Webster

Os sete princípios fundamentais ou princípios de governo utilizados na ABORDAGEM EDUCACIONAL POR PRINCÍPIOS, da forma como conhecemos, foram inicialmente percebidos na história cristã da constituição e da sociedade americana, também identificados no contexto bíblico no livro de Gênesis, logo na descrição inicial das atribuições do homem diante da sua responsabilidade de mordomo-mor da Terra recém-criada. Eles são padrões de pensamento pelos quais o criador estabeleceu o mundo. Deus é o soberano do universo, portanto os princípios da sua palavra são princípios governamentais.

Os sete princípios são: Soberania, Autogoverno, Mordomia, Individualidade, Caráter, Aliança e Semeadura e Colheita.

Estes princípios fazem parte do método PRRR utilizado no Colégio Cristão Pró Saber e estabelecem padrões de raciocínio em todas as disciplinas estudadas.

Princípio de Soberania

Segundo o dicionário, soberania quer dizer: poder supremo, autoridade moral, autoridade do soberano, qualidade ou estado do que é soberano.

Este princípio é elaborado a partir da compreensão de que está em Deus a fonte de todo poder. Ele é a fonte de toda autoridade, lei de governo e é definida em Sua palavra e manifesta em toda a Sua criação. Deus nos constituiu “senhores de nós mesmos” como reflexo da sua própria soberania. Não somos marionetes, nossas decisões devem ser dirigidas por Sua vontade à qual voluntariamente nosso coração se submete.

“O Senhor Reina e reinará eterna e perpetuamente. ” (Êxodo15:18)

Deus que é onipresente, onisciente e onipotente, Aquele que vive e viverá eternamente é o mesmo Deus que lhe criou e quer que você tenha vida em abundância, que você seja feliz e, para isso, entregou o Seu próprio Filho para que você tenha tudo o que precisa. A única coisa que Ele lhe pede é que você confie n’Ele, entregue sua vida a Ele e reconheça a Sua soberania, o Seu senhorio sobre todas as áreas da sua vida.

Como os princípios são aplicados?

Na aula de história do 4º ano sobre os primeiros seres humanos e sobre o evolucionismo, através do método PRRR, os alunos realizaram a pesquisa de palavras, realizaram a fundamentação bíblica e raciocinaram com os princípios. Veja um exemplo:

Fundamentação Bíblica – Hebreus 11:3 “Pela fé entendemos que o Universo pela Palavra de Deus foi criado; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é visível. ”

Ideia Guia da aula – Existem algumas teorias sobre o surgimento da humanidade, mas como cristãos devemos entender e crer que tudo foi criado pelas mãos do nosso Deus.

Princípio de Soberania – Deus é o Criador de todas as coisas. O Universo foi criado, de modo que o visível veio a existir do invisível. E tudo o que Deus criou é perfeito e único.

No final da pesquisa os alunos são instruídos a escreverem um texto registrando o que aprenderam relacionando o conteúdo com os princípios bíblicos como este exemplo:

Existem duas teorias sobre a origem da vida: a Criação e a Evolução.

A Criação diz que Deus criou o Universo e tudo que nele há, com muita criatividade. A Bíblia nos explica, com detalhes, como aconteceu a Criação e pela fé nós cremos, porque acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus e ela é verdadeira.

Na Evolução, a Terra se originou de partículas cósmicas, e com o passar do tempo (bilhões de anos) os seres vivos foram evoluindo até chegar os primeiros ancestrais do ser humano (Lucy, fóssil encontrado na África há três milhões de anos). Os seres vivos se originaram de uma bactéria, e com o passar dos anos (bilhões de anos) elas foram evoluindo.

Diversos povos buscam compreender a origem dos seres humanos por meio de mitos. Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

Em muitos deles, a criação dos seres humanos aconteceu junto a criação do mundo.

Cremos que tudo foi criado pelas mãos de Deus, o Criador maravilhoso que criou o Universo e tudo que nele existe, toda a criação mostra a glória de Deus, e assim como Ele é toda sua criação também se torna imensurável.

Eu não sei você, mas depois de compreender a Abordagem de Educação por Princípios eu não consigo entender como um cristão pode permitir que seu filho estude em um colégio onde as Sagradas Escrituras não reinam!

Já disse Lutero:

…. certamente não aconselho a ninguém a enviar os seus filhos para estas escolas onde as Sagradas Escrituras não reinam. Qualquer um que não se ocupe incessantemente com a Palavra de Deus, certamente se tornará corrupto; consequentemente, devemos estar sempre vigiando o que acontecerá com as pessoas que estão nas instituições de ensino superior… Temo que estas instituições de ensino são portas abertas para o inferno, se não ensinarem diligentemente as Sagradas Escrituras e as colocarem nas mentes dos jovens.

Citado por Ewald M. Plass, em What Luther Says (St. Louis, Missouri: Concordia Publishing House, 1959).

Quer conhecer nossa escola?

Preencha o formulário abaixo e marque um horário. É rapidinho!